pequena (grande) descoberta

Nasci e cresci como todas as outras pessoas. De sentimentos que trouxe ao mundo comigo só o instinto. Sentia-me confortada a ouvir as vozes, as visões, os colos, os meus espaços … tudo me era familiar e não sentia amor por isso.
Sentia preocupação e cuidado, era um apoio, uma comodidade. Os tempos passaram e esses sentimentos foram-se transformando. Hoje chama-se amor. Mas o que é o amor? Fiz esta pergunta a colegas, amigos, companheiros, vizinhos, familiares, pessoas novas e velhas, homens e mulheres … nunca obtive concordância. Cada um explicava à sua maneira o significado do amor.
Um dia, em que a minha mãe estava de bom humor fiz-lhe a pergunta à qual eu buscava resposta há tanto tempo. Ela olhou para mim e disse:
- Amor, amor é …
Não disse mais nada, e eu mais nada lhe falei sobre isso e o mais importante é que sem nada me dizer deu-me a resposta. Hoje sei o que é amor e agradeço à minha mãe.
Foi ela que carregou comigo e me trouxe ao mundo. Era ela que me amamentava e me segurava no seu colo. Era ela que me embalava e me punha a dormir. Era ela que me falava e me dizia todos os conselhos e ensinamentos.
Era ela que entendia todos os sinais das minhas fraquezas. Era, é que me satisfaz os meus caprichos, que procura pôr na mesa o que mais gosto, dar a roupa que escolho, que me ajuda a cuidar da minha aparência e que me deu uma irmã para poder compartilhar os meus segredos. Deu-me tudo, e, se hoje sou o que sou devo-o à minha mãe. Ela continua a ser a mãe que procura as histórias mais bonitas porque sabe que tem alguém a quem as contar. O amor é um pouco como tinta. Ao juntar todas as cores obtemos o branco, o puro. Se juntarmos todos os sentimentos … dá o amor!
«o essencial é invisível aos nossos olhos»

Dedico este texto a todas as mulheres, mas em particular à minha mãe!

37 comentários:

Anónimo disse...

está muito bonito, devíamos agradecer às nossas mães todos os dias das nossas vidas. o amor é como tinta.. gostei

jorge cea disse...

Dá valor ao que escreves e é como dizes.
Dar esmola ao pobre não é amor, é solidariedade.Não tratar mal os amigos não é amor, é amizade. Cuidar de um bebé não é amor, é carinho.Ouvir os coselhos dos mais velhos não é amor, é respeito. Obedecer aos pais não é amor, é submição. Receber e dar com as duas mãos não é amor, é gratidão... então o que é amor? Amor é isso que tu dizes. São todos os sentimentos num só. Vai trabalhando porque vais no bom caminho.

joana pinto disse...

adorei por completo o blog, segui :b
vou levar uns selinhos será que posso? :')

joana pinto disse...

muito obrigada :)

jorge cea disse...

Noites que não dormes, suor que transpiras
para estas palavras que escreves dar emoções à tua vida. É uma viagem sem regresso de uma vida com sucesso de um destino achado e o nascimeto do teu pedido. São sentimentos sofridos sem depressão ou ilusão. O que hoje aqui postaste tem muito do teu carinho e muito reconhecimento.
Está simplesmente... fantástico.

Professora Laurinda disse...

Se é dedicado a todas as mães, desde já o meu sincero reconhecimento de gratidão. O texto está muito bonito e... que mais posso dizer? Vim aqui parar por ocaso e confesso, não esperava tamanha satisfação.

Flávio Miguel Mata disse...

Oh, muito obrigado (:
O teu também está muito bonito!
Invasão nenhuma.

Flávio Miguel Mata disse...

Não tens que agradecer coisa nenhuma :b

Flávio Miguel Mata disse...

É verdade, mas não é necessário :b

Flávio Miguel Mata disse...

Pronto, tu é que sabes :b

Flávio Miguel Mata disse...

Ainda tiveste tempo de votar :b

jorge cea disse...

Que tu permaneças com vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles vão indo embora da tua vida.
Que tenhas sempre a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, sentir, entender ou utilizar essa ajuda. Que tu mantenhas o teu equilíbrio,
mesmo sabendo que muitas coisas que vês no mundo escurecem os teus olhos. Que mantenhas a tua força, mesmo sabendo que a derrota e perda são ingredientes tão fortes quanto o sucesso e a alegria. Que entendas sempre a tua intuição,
que sinaliza o que de mais autêntico possas possuir. Que pratiques mais o sentimento de justiça, mesmo em meio de turbulência dos interesses. Que manifestes amor pela tua família, mesmo sabendo que ela muitas vezes
exige muito para manter harmonia. E, acima de tudo... lembra-te sempre que todos nós fazemos parte dessa maravilhosa teia chamada vida,
criada por alguém bem superior a todos nós!
E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos de alguns e, sim, nas pequenas parcelas quotidianas de todos nós!

Flávio Miguel Mata disse...

Deixa lá :b

Anónimo disse...

igual a mãe nao existe ninguem! (: fato consumado.

jorge cea disse...

O amor... esse sentimento que nos faz cair bem fundo e quando lá chegamos...
Percebemos que afinal nem tudo é o que parece, nem tudo o que fizemos estava certo, nem tudo o que se disse bastou...
Por vezes erramos em relação ao amor...
Perdemos amigos, ganhamos inimigos e amamos...
Este sentimento que tantas pessoas têm medo de perder, de ganhar ou de vir alguma vez a sentir deverá ser assim tão importante?
Deverá fazer parte da nossa vida?
Valerá apena?
Sim...tudo vale apena...
Sofremos? Aprendemos...
Caímos? Levantamos...
Tropeçamos? Ultrapassamos...
Perdemos? Tentamos de novo...
Choramos? Sorrimos...
Era tão fácil vivermos se não tivessemos de amar...
Mas isso, no mundo em que vivemos, não é possível nem nunca será...
Nascemos para amar, nem que seja a nós próprios...

jorge cea disse...

O que é preciso é chegar ao cimo, não interessa como, embora saibamos que para lá chegar há diversos caminhos mas damos mais valor à permanência nesse cimo se o caminho tomado foi o mais penoso.
É por isso que uma mãe sofre ao dar à luz. Para que o filho tenha mais valor há que passar por sofrimento. A todas as mães a minha gratidão pelos filhos que trouxeram ao mundo.

jorge cea disse...

Interpreta o futuro da mesma maneira que eu, não como todos os outros, que vivem o presente com medo do futuro. Ninguém implora a vida, se assim fosse não estariamos aqui, limitou-se alguém a dar-nos e embora com muitos sacrifícios eramos desejados. A vida não é um drama nem é terrível. Dá-nos prendas e supressas que por muitas vezes são esquecidas encostadas em cantos da nossa vida. Depois, muito tempo depois é que nos lembramos que elas existem, mas agoram são meras lembranças. ok, estás a ler o texto? Só nos lembramos dos nossos pais quando precisamos deles e quando não os temos é que nos relembramos de tudo.
"Pais não são coisas que se metem nas mochilas".

jorge cea disse...

Porque voa o tempo se o tempo não tem asas?
O tempo não voa, nós é que voamos no tempo e as asas são os sonhos de cada um que por se esfumarem num repente parecem ter voado.
Não devemos dar asas aos sonhos para que todos os dias os possamos sonhar e, se tal acontecer é porque o sonho se tornou realidade.
"O sonho comanda a vida, e pelo sonho è que vamos..." se tristes, se contentes pelos sonhos caminhamos.

jorge cea disse...

... e tu vais pelos sonhos, ao que dormes deves sonhar muito e pelo barulho dos sonhos deves estar a construir grandes castelos, se feliz se contente pelos sonhos é que vais. sonha miuda e não queiras acordar porque o mundo real é um pesadelo. Então queres ir à faculdade. Elas são uns estupores...

Rita Martino disse...

Escreves muitissimo bem!
Este texto está lindo!
Parabéns! Continua assim! (:

jorge cea disse...

Se tu fosses heroína de banda desenhada serias a "sonhadora" ou "dorminhoca" ou "tangerina chata"... mas nesta vida real temos que ser mais que heróis e então és, simplesmente, a Rita.

• cláudiagomes disse...

Obrigada, eu também costumo ser o que anda por aqui ;b

jorge cea disse...

Pensei, pensei que tudo... não penso em nada, desculpa... simplesmente penso em vocês todos.
Vós sois eu...

jorge cea disse...

... e lá vem mais um dia em que acordar não vai ser tão difícil quanto os outros anteriores. A ânsia é melhor que um despertador. Vai e lembra-te daqueles que com muitas saudades tu deixaste. Quem parte leva saudades mas quem fica saudades sente. Boas férias e boa viagem e um até breve, do fundo do coração.

jorge cea disse...

Se somares todas as estrelas do céu, todos os grãos de areia da praia, todas as rosas do mundo e todos os sorrisos que já foram dados na história, começarás a ter uma ideia do quanto eu gosto de vós. Continuação de umas boas férias na companhia de todos os que te são queridos.

Beatriz Silva disse...

Eu também tenho muitas saudades tuas, amor (:
E faltam dois dias, DOIS DIAS, para estarmos juntas novamente, naquela mesa com os fios aos montes.
AMO-TE MUITO *

Anónimo disse...

obrigada

Sara Martins disse...

OH +.+ OBRIGADA (:

GOSTEI MUITO, SIGO *

Anónimo disse...

Obrigada, também te vou seguir ^^
Olha posso fazer uma pergunta? :c

Anónimo disse...

claro olha posso tambm pegar em alguns xb

Anónimo disse...

tipo como é que metes a foto de fundo de maneira a que o resto do blog consigas mexer com a foto no mesmo sitio assim do tipo sem a foto de fundo ir atras do blog :s
não sei explicar bem --.

Helena disse...

Está lindo +.+

Catarina' C disse...

Obrigada, também vou seguir :D

Helena disse...

Os teus também, acredita (:

Helena disse...

Nada que agradecer (:

Anónimo disse...

ai :s
eu quero meter uma imagem de fundo mas de maneira a que a foto fique no mesmo sitio e isto onde tens os textos va para baixo e para cima de maneira a que a imagem não va agarrada e se mantenha no mesmo sitio :b

Helena disse...

Oh, claro que sim (: